sábado, 9 de junho de 2012

O IV Encontro Nacional de Policias Legislativas da UNIPOL-BR ocorrido em Natal - Rio Grande do Norte no período de 29 de maio a 01 de junho de 2012 foi um Sucesso Absoluto!

Durante o IV Encontro Nacional de Polícias Legislativas, evento simultâneo a XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que ocorreu em Natal – Rio Grande do Norte no período de 29 de maio a 01 de junho foram discutidos vários temas relacionados ao Policial Legislativo e o exercício de sua atividade, tendo como principais destaques o Regime de aposentadoria especial para o policial legislativo e a constitucionalidade da profissão.


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no mês passado reconheceu o direito de equiparação da aposentadoria do policial legislativo com os demais policiais. Atualmente esse direito é reconhecido na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, no Senado e na Câmara Federal.

Atualmente, nove casas legislativas possuem Polícia Legislativa. Além do Senado e Câmara Federal, a Câmara do Distrito Federal (Brasília), as Assembléias de Goiás, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Minas Gerais.

“O nosso objeto é criar condições para que todas as Assembléias do Brasil tenham os policiais legislativos” foram as palavras do Policial Legislativo Geraldo Magela presidente da União Nacional de Policias Legislativas - UNIPOL.

O deputado de Santa Catarina Joares Ponticelli, que assumiu a presidência da UNALE, colocou a entidade à disposição da UNIPOL e foram suas estas palavras:

“Ainda não conheço a Polícia Legislativa porque, em meu Estado, ela ainda não foi criada. Acredito que a sua institucionalização nas Assembléias deve ser debatida dentro de um contexto geral. Falta contingente policial nas ruas e é gasto um efetivo importante cuidando do policiamento dentro das Assembléias”.

A UNIPOL durante o IV Encontro Nacional de Policias Legislativas foi constantemente visitada por Parlamentares que manifestaram um grande interesse em criar em seus Estados a Policia Legislativa, em especial destacaram-se o Deputado Delegado Cavalcante, Presidente da Comissão de Defesa Social da Assembléia Legislativa do Estado do Ceara, o Deputado Aderbal Caldas, 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, o Deputado Prof. Sinésio Campos, líder do PT na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas e o Deputado Ricardo Motta, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.




Por fim, vale a pena salientar a Presença do Governador do Estado de Pernambuco Eduardo Campos na Conferencia da UNALE, onde proferiu uma brilhante palestra sobre A importância da Energia para o crescimento dos Estados e causou grande alvoroço ao caminhar pelo Centro de Convenções de Natal, numa demonstração inconteste de sua extraordinária popularidade ,pois todos os presentes (políticos ou não) esforçavam-se homericamente em cumprimentá-lo, a Policia Legislativa Pernambucana se fez presente acompanhando o Governador e o Presidente da ALEPE o Deputado Guilherme Uchôa por todo o percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário