sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Policia Legislativa Pernambucana Completa 50 Anos

As comemorações do Jubileu de ouro da Policia Legislativa da ALEPE vão ficar para sempre na mente do povo pernambucano, desde outdoors espalhados pelas principais vias da Capital a uma homenagem do Poder Legislativo do Estado de Pernambuco através de um Grande Expediente Especial. Na ocasião foram agraciadas com uma placa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Policia Legislativa do Estado de Pernambuco, várias autoridades.


Nós que fazemos a ASSPOL-PE nos orgulhamos e agradecemos a Deus pela oportunidade de podermos fazer parte desta história de lutas em defesa de um Poder Legislativo Estadual autônomo e forte, bem como temos a absoluta certeza do cumprimento de nossas missões institucionais.

Assembleia realiza reunião especial em homenagem aos 50 anos da Polícia Legislativa

http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/noticias/?arquivo=noticia.php&id=18398


A Polícia Legislativa de Pernambuco está completando 50 anos de existência. Responsável pela segurança da Casa Joaquim Nabuco, a corporação foi homenageada, nesta quinta (oito de novembro), durante grande expediente especial. A solenidade foi proposta pelo deputado Henrique Queiroz, do PR.

O deputado Ramos, do PMN, que presidiu a sessão, ressaltou que, em 1962, foi criado o serviço de segurança do legislativo estadual, denominado inicialmente de Corpo de Vigilância. A intenção era suprir a lacuna deixada pelo policiamento da Guarda Civil, que, na época, só estava presente na Casa durante as reuniões plenárias.

O Corpo de Vigilância era formado por apenas cinco integrantes. Um deles, Manoel Faustino da Silva, foi homenageado com a entrega de uma placa comemorativa ao aniversário da Polícia da Assembleia.

O atual gerente da corporação, Elias de Souza Filho, lembrou que a Alepe foi a primeira casa legislativa do Nordeste a implantar um sistema próprio de segurança. Ele informou que a unidade conta com um quadro de 17 policiais e deve crescer ainda mais nos próximos anos. //

Para o deputado Henrique Queiroz, a história da Polícia Legislativa é marcada pelo efetivo cumprimento da missão de zelar pela integridade do parlamento pernambucano. // (F.M.)


Polícia Legislativa recebe homenagem pelo cinqüentenário

Diário Oficial de Pernambuco - PE, 09.11.2012

Dezessete policiais asseguram patrimônio da Alepe e orientam visitantes

Em homenagem aos 50 anos de atividades da Polícia Legislativa, o Parlamento Estadual promoveu, ontem, um Grande Expediente Especial. A iniciativa partiu do terceiro-secretário da Alepe, deputado Henrique Queiroz (PR). Em 1962, foi fundado o próprio Corpo de Segurança da Casa Joaquim Nabuco. A equipe contava com apenas cinco homens e, em 1970, implantou-se a Diretoria de Segurança. Atualmente, a Polícia Legislativa da Assembleia conta com 17 policiais.

Asolenidade foi aberta pelo deputado Ramos (PMN), que, na ocasião, ressaltou a relevância do trabalho prestado pela Polícia Legislativa no que se refere à segurança da Assembleia. Em seguida, o autor do requerimento, Henrique Queiroz, comentou a importância de valorizar o serviço de qualidade prestado pelo setor. “A Polícia Legislativa zela pela segurança do patrimônio do Parlamento Estadual, assim como pelos servidores e parlamentares. Os policiais também atendem e orientam o povo pernambucano que frequenta a Casa Joaquim Nabuco”, disse o republicano, informando que tramita, na Mesa Diretora, projeto para ampliar o número de efetivos.

O gerente de Segurança Patrimonial da Casa, Elias de Souza Filho agradeceu a confiança na Polícia Legislativa da Casa e aos vários servidores que integraram e integram o setor. “Também gostaria de agradecer o apoio do presidente do Sisalepe, Josias Ramos, por defender os interesses dos servidores”. Presidente da Associação dos Servidores de Segurança do Poder Legislativo (Asspol), Edvan Vieira, agradeceu e falou do trabalho desenvolvido pela entidade em defesa dos direitos classistas, desde 2007. “A associação surgiu da necessidade de formar parcerias e buscar soluções viáveis para o exercício pleno de nossas funções”, observou Vieira.

O trabalho do Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco (Sisalepe) foi comentado pelo presidente da entidade, Josias Ramos. Chefe da Assistência Militar da Assembleia, o coronel Ricardo Lima parabenizou o deputado Henrique Queiroz pela iniciativa e a Polícia Legislativa é uma verdadeira família. “Esses policiais são patrimônio da Alepe. Então, só tenho a agradecer ao presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT); à Mesa Diretora e a todos os parlamentares pelo apoio ao trabalho realizado pelo setor”, comentou Lima.

Ainda participaram do encontro o primeiro policial legislativo nomeado do Poder Legislativo, Manuel Faustino; o presidente da União Nacional da Polícia Legislativa (Unipol), Geraldo Magela; além de parlamentares e representantes de diversas entidades relacionadas ao segmento. Faustino, entre outros, recebeu uma placa alusiva à data.

Sílvio Costa Filho (PTB) parabenizou a Polícia Legislativa pelo cinquentenário, durante a reunião plenária.


















Major da Policia Militar do Amazonas vem a Recife buscar subsídios para criar Polícia Legislativa em seu Estado



A Major PM/AM Daniele Vieira visitou, nesta ultima semana de setembro de 2012, a Policia Legislativa do Estado de Pernambuco, a jovem senhora veio a capital  pernambucana no intuito de colher informações a cerca do funcionamento do corpo policial do Poder Legislativo estadual, pois a Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam) lançará, até o fim deste ano, edital de concurso público para selecionar 40 agentes que irão formar a Polícia Legislativa do Amazonas.A novel instituição responderá pelo resguardo da ordem e patrimônio da Casa, além da segurança dos servidores e 24 parlamentares. Na Foto A Major Daniele junto ao Gerente da Policia Legislativa Pernambucana Agente PL Elias de Souza Filho e o Presidente da ASSPOL-PE  o também Agente PL Edvan Vieira de França Paz.



Policial Legislativo fica entre os 03 melhores atiradores Oficiais do Exercito Brasileiro



Durante o XIV Encontro Nacional dos Oficiais da Reserva do Exercito – ENOREX, o Policial Legislativo e 1º Tenente R2/ INF Alberon Gomes Lisboa obteve o 3º lugar geral na competição de Tiro Desportivo, modalidade Tiro Prático, categoria Master ocorrida no Estande de Tiro do Caxangá Golf & Country Club, Recife, Pernambuco no ultimo dia 26 de setembro do corrente.